Codecs | Reputação de Marca Digital & Performance

19/05/23 11:14:44
Construindo sua imagem pessoal nas redes sociais

O sucesso que você almeja conquistar amanhã depende muito da imagem pessoal que você constrói hoje. O modo como você investe no seu marketing pessoal, otimiza sua imagem nas redes sociais e auxilia na conquista de seus objetivos também profissionais. Afinal, você é o seu maior patrimônio e deve cuidar bem da sua marca – seja ela seu negócio ou seu próprio nome.


Por isso, é cada vez mais importante prestar atenção ao que publicamos, ao que curtimos e ao que compartilhamos no nosso perfil. Afinal, às vezes uma postagem despretensiosa pode causar sérios danos.

Uma pesquisa recente, realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, descobriu que 44% das empresas brasileiras desqualificaram candidatos para as vagas devido ao abuso nas redes sociais.

O marketing pessoal é como você se promove, ou melhor, é o modo como você busca promover a sua imagem. E isso não quer dizer criar uma “persona” falsa, inventada, mas realçar os aspectos positivos e relevantes sobre si e sobre o seu desempenho profissional.
Construir uma marca pessoal forte o suficiente vai diferenciá-lo do resto do mundo e trazer importantes oportunidades, inclusive para sua carreira (ou marca). Portanto, o método de construção de uma marca pessoal deve andar de mãos dadas com seus objetivos.
Entenda como fazer com que as redes sociais sejam importantes ferramentas para a construção da sua imagem pessoal – e não contra ela! – nos tópicos a seguir:

•    Determine seus objetivos

Avalie quem você é: seus valores, paixões, relacionamentos, pontos fortes e fracos. Isto será um guia para as metas e as ações de sua marca pessoal. Depois, pense como você se imagina daqui a cinco ou dez anos. É importante responder a essas lacunas para entender para onde você está indo. Ter metas e objetivos claros ajuda você a entender exatamente as etapas necessárias para alcançar seus sonhos. Essas informações o ajudarão a determinar a próxima meta a alcançar e como atingi-la.


•    Projete a sua verdade

Depois de definir muito bem quais são os seus valores, pontos fortes e identidade, você compreendeu quais são seus objetivos. Agora, é imprescindível começar a colocá-los em prática. Mas, atenção: é muito importante transmitir toda a sua verdade nesse discurso.
Ser você mesmo e acreditar na sua personalidade, fará com quem você transmita credibilidade sobre o que está comunicando para os seus leitores.


•    Defina seu target

Outro detalhe que deve ser considerado é o tipo de pessoa com quem você deseja se comunicar. Suas atividades de marketing pessoal serão direcionadas a profissionais dessa área. Saiba quem é o seu público-alvo e concentre seus esforços nas redes sociais onde essas pessoas são mais ativas.
Cada marca tenta transmitir um produto ou serviço a alguém. E estabelecer o posicionamento da marca pessoal não é diferente, pois você também deseja projetar seu valor para um público específico.


•    Defina quais serão as suas redes sociais

É preciso entender qual é a rede social mais adequada ao seu perfil. A sua presença on-line deve ser algo natural e prazeroso, não uma lista de obrigações. É preciso que este seja um processo verdadeiro, que corresponda com a sua personalidade. Não corra o risco de passar uma imagem falsa e pasteurizada, o que não atrai as pessoas, mas as afasta.
A dica é buscar a plataforma específica para seu campo de trabalho ou interesse. Existem muitas comunidades que visam nichos e segmentos de mercado específicos. Pensando em um exemplo: se escrever é algo que faz sentido para você ou sua área de trabalho, criar um blog ou abrir um perfil no LinkedIn pode ser uma boa escolha.


•    Planeje seu conteúdo

O planejamento e a organização são a base para estabelecer uma boa presença on-line nas redes sociais. Nesse sentido, usar um calendário de conteúdo pode ajudar a realizar essa tarefa e tornar o trabalho mais fácil.

Escolha tópicos dentro do domínio de seu conhecimento e determine como você pode lidar com cada um deles. Lembre-se de que isso precisa levar em consideração os interesses do seu público e o formato fornecido pelo canal social selecionado.


•    Preste atenção ao design

Se esse conteúdo não for bem apresentado, não adianta falar sobre o assunto mais relevante do momento. A atenção dos usuários está cada vez mais disputada e as imagens costumam ser responsáveis por atrair a atenção.

Pesquise e explore as ferramentas visuais fornecidas por cada rede. Tente atender da melhor forma às especificações das imagens e vídeos recomendados para exibição. O uso de cores, textos curtos, diretos e interessantes são os principais requisitos para o sucesso.


•    Mantenha a sua marca pessoal, relevante e atualizada

Outra estratégia para se manter relevante é monitorar as tendências e adaptá-las ao escopo do seu perfil e/ou negócio. O Google Trends e o Twitter Trending Topics são ferramentas úteis para isso. Além de mostrar que você entende sobre o que está acontecendo no mundo, ajuda a aprimorar seu conteúdo por meio de SEO.


•    Torne-se uma referência em sua área

Quer mesmo investir em marketing pessoal por meio das redes sociais e criar a sua própria marca? Reconsidere o tipo de conteúdo que você publica. Atraia os holofotes para você.
Comece a publicar e compartilhar conteúdo sobre sua carreira, mercado de trabalho e o futuro de sua área. Seus seguidores precisam ver você como alguém que fala apropriadamente, que se mantém atualizado e tem muito conhecimento para compartilhar.


•    Participe de grupos de discussão

Redes sociais, como Facebook e LinkedIn, possuem grupos que reúnem pessoas em torno dos mesmos interesses. Pesquise grupos de discussão relacionados à sua área de especialização.
Participe ativamente desses grupos para mostrar que você tem seu próprio ponto de vista e aproveite a oportunidade para aprender novos conceitos, práticas e técnicas com os participantes mais experientes. Essa atividade pode ser muito rica!


•    Privacidade

Se você deseja ter um perfil mais descontraído e ficar longe da construção de sua marca, crie um perfil separado na rede de sua escolha, com configurações de privacidade restritas.
Você também deve ter cuidado com as piadas nele, mas terá mais liberdade para expor mais assuntos pessoais apenas entre seus amigos próximos. Não compartilhe este perfil nem aceite pessoas fora do seu círculo de amigos e confiança.
 
Saiba que a maneira como nos comportamos nas redes sociais pode ter um grande impacto na maneira como as pessoas pensam a nosso respeito. Isso inclui colegas de profissão, nossos superiores, recrutadores em busca de novos talentos e até mesmo clientes do seu negócio.

Se você quer dar o pontapé em seu planejamento de marca, construindo de modo consistente sua imagem pessoal nas redes sociais, fale com a gente! Entre em contato para conhecer todas as nossas soluções para a sua marca, clicando aqui.