Codecs | Reputação de Marca Digital & Performance

08/05/23 11:07:29
O que é gestão de marca?

Gestão de marca é um conjunto de ações que são planejadas para posicionar sua marca no mercado. Podemos dizer que dois pilares são essenciais no gerenciamento de marca: estratégia e operação. É o que fará com que você se destaque e obtenha o reconhecimento de clientes e do público.

A estratégia é responsável por definir as diretrizes da marca, como identidade visual, tom, posicionamento, fontes e aplicação de seus elementos, que costumam ser tangíveis na elaboração de um manual de marca. Além de uma série de técnicas que posicionam sua marca frente à concorrência e de modo mais efetivo no mercado, a partir da definição dos produtos e serviços mais importantes, com planejamento de divulgação e vendas alinhado à expectativa do público.

Já a operação é realmente o que acontece na prática, todos os dias, e serve como trabalho de manutenção da gestão da marca. Isso significa usar os elementos certos da maneira certa – conforme definido no manual da marca – e depois todos os passos de monitoramento da sua marca, com base em análise de dados, detecção de presença nos canais digitais, menções e sentimento do público. Todas essas soluções de performance servem para otimizar resultados que levarão também à construção de futuras campanhas.

Essencialmente, o objetivo da gestão de marca é te transformar em uma referência no mercado. Assim, quando o nome de sua empresa estiver entre as opções finais de decisão de compra, os clientes escolherão você no lugar de seus concorrentes.

Atualmente, no mercado digital, não basta oferecer aos consumidores produtos ou serviços de alta qualidade. É importante ser capaz de comunicar o seu conteúdo e desenvolver uma posição consistente, em uma comunicação de impacto. Para tanto, utilizamos as ferramentas da gestão da marca: o que inclui ensinar ao seu público quem você é, o que oferece e onde está, para que você se torne, cada vez mais, autoridade no seu segmento. Isso vem como consequência de um bom posicionamento.

É por meio da estratégia de gestão da marca que uma empresa ou indivíduo pode mostrar o valor de sua empresa. Quanto mais coerente, confiante, bem estruturada e consistente ela for executada, alinhada com os interesses buscados pelo seu público, maior será a probabilidade de conquistar, agradar e reter os clientes – o que também significa mais lucro a longo prazo.
 

Qual a importância da gestão de marca?
  • Só de saber o que é, já é possível mensurar a importância dessa estratégia de comunicação. No entanto, vamos detalhar todos os ganhos que uma boa gestão de marca pode trazer: Aumentar a popularidade da marca. Demonstrar o seu valor para o público-alvo é o primeiro efeito de uma boa gestão. Com ela, você ‘educa’ o mercado no seu segmento e estabelece relações de confiança de longo prazo com seus clientes e prospects.
  • É preciso se destacar. Todos os dias surgem novos produtos e soluções fantásticas e, sem nenhuma ação, eles podem passar por cima das suas soluções em um piscar de olhos. O mercado muda a cada dia e é preciso acompanhar essas inovações. Mas não se esqueça que esse é um processo contínuo.
  • Clientes satisfeitos retornarão. Fato. Por meio de uma gestão de marca eficiente, sua empresa tem maior senso de segurança e credibilidade.
  • Maior lucratividade. Além disso, de acordo com pesquisa realizada pela Officina Sophia Reta, se o seu produto e experiência forem realmente excelentes, 86% dos compradores pagarão mais para ter uma boa experiência, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda – ou seja, a tendência de aumento dos lucros é um movimento certeiro.
      Quais os benefícios de uma gestão de marca eficaz?

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    A gestão de marca move, positivamente, o seu ponteiro indicador de resultados. Quando o posicionamento de sua marca e as informações-chave são exatamente as mesmas, seus clientes estão conectados com as soluções, você encontra assertivamente seu público, que se referirá à sua marca com mais frequência. Em outras palavras, uma gestão de marca bem-feita pode encurtar o tempo de conversão e criar ‘brand lovers’ que recomendam e divulgam espontaneamente sua marca.

    Com esses passos bem executados, é possível, inclusive, reduzir a dependência do Google Ads e do Facebook Ads para superar os desafios de crescimento. Com uma marca bem construída, todo o funil fluirá melhor, porque haverá menos dispersão na comunicação e mais confiança do cliente que está na jornada.

    Já sabemos, então, que a gestão de marca é um processo poderoso e comprovadamente eficaz para fortalecer a presença digital, construção de imagem, geração de resultados e relacionamento com os usuários. Mas, além de expandir a exposição da sua marca, é preciso fazer com que o público a reconheça.

    Posicionar sua empresa na mídia digital não é apenas anunciar seus produtos ou serviços, mas mostrar aos usuários por que eles o escolhem. É preciso entender com quem sua marca se comunica, em que estágio da jornada de compra estão e que nem todos os contatos estão no momento ideal de decisão de compra. Portanto, precisam cultivar, filtrar e selecionar no funil de vendas (processo de conversão), além de fornecer conteúdos que os orientem no processo de compra.

    Essa estratégia envolve várias etapas e muita preparação – pesquisa, tecnologia, planejamento e conhecimento sobre ferramentas, além do processo criativo. Contar com a ajuda de profissionais especializados é essencial, e para gerar mais e melhores resultados nas vendas da sua empresa.

    Para isso, monitorar no dia a dia o impacto da sua marca no ambiente digital é uma ferramenta essencial. Entre em contato para conhecer nossas outras soluções, clicando aqui.