Codecs | Reputação de Marca Digital & Performance

28/07/23 19:21:56
Estudo de concorrência: com esse referencial em mãos, fica muito mais fácil planejar, performar e ganhar mercado

Empresas com alto desempenho competitivo costumam mapear e monitorar continuamente os seus competidores.

Provavelmente, o ensinamento mais conhecido de Sun Tzu, general, estrategista e filósofo chinês escritor de A Arte da Guerra, seja: “Mantenha-se perto de seus amigos e mais ainda de seus inimigos”. 

Apesar de seus concorrentes não serem efetivamente considerados como inimigos, eles são seus competidores de mercado e, portanto, é muito importante que você conheça profundamente suas ações e estratégias, para definir sua trajetória nessa empolgante e agitada batalha pelo consumidor. 

É exatamente por isso que o estudo dos concorrentes passa a ser um procedimento vital para estabelecer a real competitividade da sua empresa no mercado. 

Por que o estudo de concorrência é tão importante?

Não dá para dimensionar o seu mercado sem estudar seus concorrentes. É fundamental mapear e investigar os pontos fortes e os pontos fracos das empresas que competem com você pelo mesmo cliente. 

Com isso, você consegue colher as informações e analisá-las para traçar uma estratégia eficiente, se diferenciando no mercado, seja em termos de comunicação, marketing, vendas ou qualquer outra frente. 

Ou seja, o estudo dos concorrentes acontece por meio de um planejamento elaborado e detalhado, com dados sobre os competidores, com foco em gerar insights preciosos para as ações estratégicas da sua empresa. 

Como classificar os níveis de concorrentes?

De um modo geral, as empresas possuem 3 tipos de concorrentes distintos: 

  1. DIRETOS. Que oferecem os mesmos tipos de produtos e serviços que você, para o mesmo público-alvo que o seu. 
  1. INDIRETOS. Que vendem bens ou serviços diferentes do seu, mas para resolver os mesmos tipos de problemas. 
  1. SUBSTITUDOS. Que fornecem alternativas aos produtos e aos serviços que a sua empresa oferece. 

Quais as respostas que o estudo de concorrência pode trazer?

• Participação de mercado de cada concorrente. 

• Estratégias utilizadas para chegar onde chegaram. 

• Iniciativas estratégicas atuais. 

• Canais de comunicação, marketing e vendas utilizados. 

• Pontos fortes e pontos fracos sinalizados pelos clientes. 

Quer saber qual é a nota da sua marca em relação à concorrência?

O Codecs Score, nossa tecnologia exclusiva mapeia as forças e fraquezas da sua marca, gerando um score que sintetiza a percepção dos consumidores e prospects sobre o seu negócio.

Primeiro nós aplicamos o Codecs Score e avaliamos a saúde da sua marca, baseado em 3 pilares: percepção, presença e performance. Em seguida, escolhemos as soluções que mais fazem sentido para compor seu plano de ação e melhorar sua reputação. Por último, definimos as metas e acompanhamos os desempenhos, sempre utilizando o Codecs Score para novas mensurações. 

É um verdadeiro raio X de como os clientes estão enxergando, vivenciando e opinando sobre você. 

Quer saber mais? Fale com a gente!