Codecs | Reputação de Marca Digital & Performance

31/07/23 17:37:45
Combate à fake news: uma estratégia que precisa ser introduzida na rotina de comunicação da sua empresa

Como filtrar as informações relevantes quando notícias falsas são 70% mais compartilhadas do que as notícias verdadeiras?

Você pode achar que as fake news são fenômenos do nosso século. Mas isso não é verdade. Em 1835, visando aumentar suas vendas, o jornal The New York Sun publicou notícias falsas usando o nome de um astrônomo real e um colega inventado sobre a descoberta de vida na lua. No mês seguinte, os responsáveis pela publicação admitiram que os artigos eram apenas boatos.

No entanto, com o avanço das redes sociais, sua velocidade da sua circulação ganhou muito mais poder e relevância. 

O poder destrutivo da fake news

Embora as fake news também tenham um viés político, essa não é uma exclusividade desse tipo de notícias. As marcas também precisam pensar em como combatê-las, por conta de seu poder de macular a sua reputação corporativa. 

Segundo o estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), as notícias falsas são 70% mais compartilhadas do que as notícias verdadeiras. 

Já o relatório da Latin American Communication Monitor, aponta que 40% das organizações latino-americanas já foram afetadas por notícias falsas pelo menos uma vez na sua história. 

O que as empresas podem fazer contra as fake news?

Notícias falsas têm o poder de prejudicar a reputação de uma empresa. Por isso, elas são amplamente debatidas entre os gestores de relações públicas. De acordo com o estudo citado acima, o tema está no radar de 65,2% desses profissionais, porém, o combate às notícias falsas não são introduzidos na rotina diária dos profissionais de comunicação das empresas.  

Prova disso, é que apenas 36% deles consideram o tema relevante para o dia a dia e apenas 12,3% identificam esse problema como um dos mais importantes. 

Em contrapartida, os departamentos de comunicação do Brasil estão à frente no que se refere à conscientização sobre o tema, sendo o país latino-americano que mais se dedica e trabalha nessa questão.  

Principais indicadores de fake news para prestar atenção:

  • URLs duvidosas;
  • erros ortográficos;
  • ausência de fontes;
  • manchetes sensacionalistas;
  • fotos manipuladas ou vídeos distorcidos;
  • informações incompletas ou desconexas.

Aqui vão algumas dicas para combater fake news empresariais:

  1. Monitore as redes constantemente

Investir em soluções que promovem monitoramento automático e em tempo real das mídias digitais é essencial. Além disso, sua empresa alcança maior visibilidade para seus produtos e serviços nas mídias digitais.

  1. Invista no treinamento de porta-vozes

Invista em mídia training e outras ações que façam os porta-vozes conhecerem o impacto negativo que uma declaração equivocada pode ocasionar e, mais do que isso, sejam colaboradores para boas notícias.

  1. Estabeleça um posicionamento com seu público

Nunca deixe de responder ou de interagir com os usuários. Lembre-se que de que as pessoas buscam relações mais humanizadas e querem atenção.

  1. Invista em Marketing de Influência

Além de estabelecer uma ponte entre a sua marca e o seu público, o digital influencer pode estabelecer vínculos de confiança, o que ajuda na propagação do posicionamento verdadeiro da sua empresa.

Quer dar o próximo passo para combater fake news sobre a sua marca e monitorar tudo os usuários falam no ambiente digital?

O Codecs Score, tecnologia exclusiva da Codecs, mapeia a jornada do seu consumidor na internet, avalia suas opiniões e gera um score que vai definir a real reputação da sua marca, ajudando você a entender o as forças e fraquezas do seu negócio. É um verdadeiro raio X de como os clientes estão enxergando, vivenciando e opinando sobre você. 

Quer saber mais? Fale com a gente!