Codecs | Reputação de Marca Digital & Performance

24/08/23 11:26:51
Preparando sua marca para o consumidor de 2024


Você já se planejou para o futuro? 

O mundo está em constante evolução e as marcas que desejam prosperar precisam estar sempre à frente das tendências e das expectativas dos consumidores. Com base em um estudo da WGSN Insight, identificamos alguns pontos que você precisa se atentar para se dar bem nos negócios no próximo ano. 

Vem conferir com a gente os principais perfis de consumidores, seus sentimentos e como a sua marca pode se aproveitar disso para sair na frente. 

Sentimento do Consumidor 
 

O avanço da tecnologia e a saída definitiva da pandemia estão trazendo novos sentimentos aos consumidores. 

O primeiro deles é o choque com o futuro. Ele é causado pelo rápido avanço da sociedade e da tecnologia. A Internet de Tudo e a metaeconomia são tendências que moldarão 2024, mas a ansiedade pelo excesso de mudanças afetará a vida cotidiana. 

O excesso de estímulos é outra preocupação do consumidor. De acordo com o estudo ‘Impact of Smartphones on Human Relationships 2021’, encomendado pela fabricante chinesa de eletrônicos Vivo, 74% dos pais na Índia acreditam que o uso obsessivo do smartphone prejudicou o relacionamento deles com os filhos. 

De fato, a era digital trouxe uma sobrecarga de estímulos sensoriais e o equilíbrio será a chave para aliviar a sobrecarga. Considere estratégias como ‘slow-technology’ e ambientes de trabalho sem distrações para atender a essa necessidade crescente por foco e tranquilidade. 

Outro ponto de atenção é a busca pelo propósito em meio às adversidades. Proporcione produtos e experiências que promovam o autocuidado e a melhoria do humor. Alinhe sua marca com valores sustentáveis e justos, conectando-se com a geração que busca mudanças significativas para um mundo melhor. 

Por fim, o encantamento, um misto de fascinação e medo, ressurgirá. Crie experiências cativantes e únicas que surpreendam e emocionem seus clientes. O foco na estabilidade, característico da pandemia, deu lugar ao desejo de se maravilhar novamente. E aqui existem muitas possibilidades! 

Com quais consumidores as marcas terão de lidar? 

Tendo em vista esses sentimentos, é importante que você se atente aos diferentes perfis do seu público. As experiências recentes impactaram cada geração de forma diferente. Confira os principais perfis de consumidores levantados pela WGSN Insight. 

1. Reguladores 

O desejo de controle é a âncora desse grupo. Por isso mesmo, os reguladores adotaram rapidamente o comércio sem contato e as coletas programadas na loja, estimulando o sucesso do modelo ‘click-and-collect’. Adapte suas estratégias de comércio para coletas externas e personalizadas e busque integrar novas tecnologias, como comércio por voz e home commerce, para facilitar suas vidas ocupadas. 

2. Conectores 

Os Conectores buscam produtividade com equilíbrio e são contrários à cultura da pressa. Proporcione ambientes de trabalho flexíveis e priorize a saúde mental para combater o burnout, permitindo que as pessoas trabalhem de onde quiserem. Invista em soluções de consumo consciente, como etiquetas de sustentabilidade, que reforcem seu compromisso com a qualidade de vida. Além disso, fique atento à economia do compartilhamento, que ganha muita força neste grupo. 

3. Construtores de Memórias 

Essa geração valoriza experiências significativas. Crie produtos e momentos que permitam que eles envelheçam bem e desfrutem da vida. Isso significa que há inúmeras oportunidades nos segmentos de beleza, alimentação, bebidas e tecnologia. Esse também é um grupo que está reescrevendo o conceito de família, valorizando mais os laços não-sanguíneos. Graças a essas novas dinâmicas, os Construtores de memórias veem nas compras coletivas benefícios comunitários e econômicos. 

4. Neo-sensorialistas 

Os Neo-sensorialistas são consumidores híbridos, que querem o melhor dos dois mundos: carteiras digitais para compras físicas e momentos em realidade virtual que possam experimentar na vida real. Explore a economia das criptomoedas, o metaverso e os NFTs. Ofereça recompensas metaeconômicas e produtos que permitam que eles vivenciem o mundo digital de maneira mais sensorial. 

Como se preparar para 2024? 

De forma geral, existem quatro pontos que você deve ficar atento para o seu negócio, independente do perfil do seu consumidor: 

✓ Comércio Comunitário: Invista em iniciativas com sentido de propriedade para fidelizar o consumidor. 

✓ Economia do Cuidado: Incorpore o cuidado em suas entregas, apoiando consumidores que enfrentam desafios de saúde mental. 

✓ Metaverso: Adote uma estratégia sólida para o metaverso, explorando recompensas digitais e parcerias baseadas em NFTs. 

✓ Equilíbrio Tecnológico: Teste estratégias sociais, expandindo categorias de produtos de forma sustentável e garantindo o bem-estar dos colaboradores. 

Pronto para o futuro? 

Preparar-se para o consumidor de 2024 exige compreensão e flexibilidade. Os quatro perfis identificados pela WGSN Insight refletem uma variedade de emoções e necessidades que guiarão as escolhas dos consumidores. Adaptar sua marca a esses perfis e às suas expectativas garantirá que você esteja alinhado com o consumidor do futuro, criando relações duradouras e bem-sucedidas. 

Na Codecs, estamos prontos para ajudá-lo a implementar essas estratégias e a prosperar nesse cenário em constante evolução. Entre em contato conosco para saber mais!