Codecs | Reputação de Marca Digital & Performance
“Estamos falando de um grande salto na imersão digital para todas as atividades rotineiras que realizamos. Estamos falando da desmaterialização completa do espaço físico”
Jon Rahdif – Empreendedor e especialista em tecnologias disruptivas.
Ao falarmos de metaverso, é necessário compreender que se trata de um universo digital que vai além da internet como a conhecemos hoje. É um mundo virtual que tenta reproduzir o real e propor outras situações virtuais em um ambiente conectado à internet.
Tudo isso acontece por meio de um conjunto de tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada. Com elas, é possível ingressar no metaverso criando seu avatar (a sua versão virtual) e fazer várias coisas como: comprar um tênis para ele, levá-lo a um show dentro de um jogo de videogame ou ir presencialmente a uma reunião da sua empresa em um ambiente virtual.
Além disso, as NFTs também são tecnologias chave dentro do Metaverso. Elas são essenciais para que as empresas consigam desenvolver e vender seus produtos no ambiente virtual.
A pesquisadora americana Amy Webb disse em uma entrevista que, daqui a dez anos, vamos olhar para o metaverso da mesma maneira como olhamos para a internet hoje em dia.
Aliás, ao observar o metaverso, é possível encontrar uma série de relações muito próximas do que vemos na internet atualmente:
Esse universo digital ao mesmo tempo que traz oportunidades para uma série de empresas, depende do desenvolvimento delas. Afinal, é por meio das ferramentas e das tecnologias dessas iniciativas que o ecossistema é formado para viabilizar o metaverso:
Para que o universo digital possa existir e fazer sentido, precisamos de trocas e de moedas com unidade de valor. Seguem abaixo as três moedas mais valiosas do momento:
1) Axye Infinity (AXS) – $81 bilhões
2) Descentraland (Mana) – $58 bilhões
3) The Sandbox (Sand) – $31 bilhões
No metaverso, elas funcionam como ativos digitais e podem ser consideradas investimentos financeiros. Por valores acessíveis como US$10.00, por exemplo, você consegue usar seu dinheiro virtual nos diversos ambientes digitais. Você pode fazer o que quiser com esses valores: desde customizar seu avatar, até mesmo comprar um terreno no metaverso.
Também é possível usar essa realidade virtual em aplicações descentralizadas (dApp), que são programáveis e autoexecutáveis. Estamos falando de um token de criptomoeda que pode ser vendido abertamente entre usuários. Essas ações são protegidas pelo blockchain em que a moeda se encontra.
Assim como na internet que conhecemos, os riscos no metaverso também existem: inclusive, são bem parecidos. Por isso, antes de adentrar no universo digital, é preciso acender o alerta para evitar fraudes, danos à privacidade, desinformação e até mesmo comportamental, uma vez que ele pode ser considerado uma rota de fuga da realidade. Confira os principais riscos:
Você pode se aprofundar muito mais no assunto, através do “Decoding The Future” que a Codecs disponibiliza aqui para sua empresa. É só acessar o estudo de Metaverso aqui e decodificar todos os segredos que o ele tem a revelar para a sua marca.
E por falar em marca, que tal saber como anda a reputação da sua através do Codecs Score? Uma plataforma exclusiva desenvolvida pela Codecs que consegue medir a reputação da sua marca e entregar um diagnóstico preciso sobre o que está bom e o que precisa melhorar. Fale com a gente!