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20/04/23 16:13:32
Como fazer o monitoramento de uma rede social?

O monitoramento de uma rede social nada mais é do que rastrear o que as pessoas dizem sobre sua marca, neste caso específico nas redes sociais, para ver como está o desempenho de sua imagem nesses canais.

Trabalhar estrategicamente nas redes sociais vai muito além de criar postagens e ser o meio dominante do momento. Para desenvolver um planejamento assertivo e assim alcançar bons resultados, é necessária uma supervisão de forma constante.

É por meio do monitoramento que temos dados e informações importantes para propor novas soluções e caminhos de trabalho nas redes sociais. Munido com esses dados (avaliações, engajamento, alcance, dados demográficos, ofertas etc.), iremos interagir com nosso público e responder a conversas que mencionam nossa marca, produtos e serviços.

Afinal, com esse acompanhamento, é possível entender o quão próxima e relevante a marca está para o público. Além disso, é possível saber se as mensagens que entregamos nas redes sociais estão sendo relevantes para seus objetivos. 

Ou seja, monitoramento funciona tanto como feedback sobre a empresa e seu desempenho nas redes sociais, quanto para aprofundar o relacionamento com o público.

E, durante o monitoramento, também é possível encontrar oportunidades para se envolver com esses públicos e demonstrar que estamos dispostos a entender o que os outros têm a dizer ou perguntar, o que pode ser um passo importante para levar nosso cliente à conversão.
 
Agora que a importância e os benefícios do monitoramento já estão mais claros, confira algumas dicas de como fazer isto na prática:
 

Passo 1 – Saiba o que cada rede social pode monitorar

Assim como toda rede social precisa de algum tipo de conteúdo ou formato, o mesmo vale para o monitoramento. Mas, por um lado, todos eles têm uma coisa em comum: apenas os arquivos de configuração públicos podem ser monitorados. Por exemplo, o Instagram permite o monitoramento de usuários, perfis e hashtags. O Facebook permite o monitoramento de páginas de fãs e grupos públicos. No caso de dados pessoais, o monitoramento não é possível, mesmo que sejam públicos. No YouTube, postagens e comentários podem ser monitorados combinando termos, como é feito no Google. No Twitter podemos monitorar perfis, citações, termos e hashtags em todos os perfis públicos. No LinkedIn, comentários, menções, compartilhamentos e reações podem ser monitorados (dentro da própria rede social).


Passo 2 – Defina as metas para esse monitoramento

Depois de entender as possibilidades de monitoramento oferecidas por cada rede social, é fundamental definir o que você pretende alcançar com o monitoramento. Assim você poderá definir quais informações monitorar e evitar se perder em tantas informações.


Passo 3 – Definir quais os procedimentos e os prazos para relatórios

O ideal é monitorar diariamente a sua rede social, como comentários e menções. Além disso, é necessário definir um procedimento rotineiro de análise dos dados e desenvolver um cronograma detalhando reports das informações obtidas e as análises realizadas a partir delas.


Passo 4 – Compartilhar informações com sua equipe

As informações coletadas durante esse monitoramento e a análise final devem ser compartilhadas com toda a equipe. Afinal, essas informações podem ser estratégicas para diferentes departamentos. Se possível, discuta com essas equipes os dados encontrados no monitoramento, pois, certamente, diferentes visões e novos insights devem surgir.
 

Passo 5 – Analisar o que busca seu usuário

Para encerrar, você deve trazer os tópicos que mais geram engajamento, mais reclamações, sugestões e elogios em seus canais digitais. Este é um recurso inestimável no monitoramento de rede. E é dele que serão gerados os insights para os próximos planejamentos.
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