Codecs | Reputação de Marca Digital & Performance

20/04/23 16:05:08
Reputação digital: o que é e por que é tão importante

Você sabia que a reputação digital da sua marca afeta diretamente as decisões de compra dos seus consumidores? É comum ouvirmos falar sobre a importância da presença digital e do posicionamento em diferentes canais on-line, mas sabemos também que a internet é um ambiente aberto e dinâmico.

No passado, mídias, como jornais, rádio e televisão, permitiam uma comunicação unilateral com o público. Hoje, as pessoas expressam publicamente suas opiniões sobre os produtos e os serviços que consomem. E isso é um fator-chave para o sucesso – ou não – das empresas, pois, agora, o que falam sobre ela tem um impacto incomparável na percepção do público.

 Como você pode ver, aqui estamos falando de três critérios que permitem medir os impactos sociais e ambientais de uma empresa. Em uma sociedade que, cada vez mais, vem adotando a prática de valorizar empresas responsáveis com o meio ambiente, a comunidade e sua gestão, é importante olhar o que tem sido feito nesse sentido.  

 O mercado  está cada vez mais preocupado com práticas de ESG.. As empresas sabem que isso tem um impacto direto na sua lucratividade, por conta da sua reputação: certamente um dos maiores ativos que uma marca pode ter. 

 Além disso, é obvio que uma empresa que pertence a um ranking socialmente responsável tem muito mais possibilidades de criar relações comerciais com outra empresa na mesma condição. 

 Confira os setores que compõe as praticas ESG: 

  • AMBIENTAL: diz respeito às práticas da empresa sobre a conservação do meio ambiente. Isso inclui todos os tipos de assunto relacionando ao tema, desde o desmatamento até a poluição do ar. 
  • SOCIAL: é a maneira como a empresa lida com as pessoas que fazem parte do seu quadro de colaboradores e da sua comunidade. Está incluso a proteção de dados dos clientes, diversidade na equipe e respeito à legislação. 
  • GOVERNANÇA: mostra a relação com a administração da empresa, principalmente pela sua conduta corporativa e a relação com governos. 

 Embora o tema pareça novo, a origem da sigla ESG já tem mais de 15 anos. Em 2004, o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, convidou mais de 50 CEOs de grandes instituições financeiras a participar de uma iniciativa conjunta, para encontrar maneiras de integrar o ESG aos mercados de capitais.  

 Para isso, ele argumentou que incorporar fatores ambientais, sociais e de governança nos mercados de capitais faria sentido para os negócios e levaria a mercados mais sustentáveis, que produziriam melhores resultados para as sociedades.  

 Segundo um relatório da consultoria PwC, 57% dos ativos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG. Bastante comum no mercado internacional, o tema vem ganhando cada vez mais força aqui no Brasil.  

 Mas como fazer sua empresa entrar com o pé direito nesse cenário? Aqui, listamos alguns pilares que devem ser considerados para as primeiras iniciativas: 

Então, o que é a reputação de marca?

A reputação de uma marca é a percepção que as pessoas têm sobre ela. Pode ser medida por meio da confiança que o consumidor tem em uma marca e é alterada em instantes conforme a propagação de menções positivas ou negativas atribuídas à marca.

O “termômetro” para medir a sua reputação acontece por meio de conteúdos semelhantes em resultados de pesquisas, avaliações de usuários em redes sociais, postagens em sites profissionais – como o ReclameAQUI – e até artigos publicados em portais de notícias.

Uma reputação digital é avaliada por meio de tudo aquilo que é dito sobre ela na internet. Conforme as menções negativas se espalham, a marca começa a perder credibilidade e sua reputação fica comprometida, o que influi especialmente nas vendas de uma marca.

Muito além de recomendações e histórias de sucesso, o que esse conhecimento nos diz é que os consumidores confiam mais na opinião das pessoas do que nas promoções das empresas.


O comportamento do consumidor atual impacta na sua reputação

Para entender melhor esse impacto da percepção do público sobre marcas e no desempenho dos negócios, é preciso investigar o comportamento de compra dos consumidores modernos. Se, antes, as pessoas costumavam desempenhar um papel relativamente passivo na comunicação da empresa, hoje elas são o verdadeiro protagonista.

O novo consumidor não apenas consome muitas informações todos os dias, mas nunca teve tantas ferramentas para se proteger de produtos e serviços enganosos. A publicidade definitivamente não é mais a força vital de um negócio – se uma empresa não tentar ganhar a confiança do público, pode pagar um alto preço por isso.

Por que trabalhar a reputação?

  • Melhorar a classificação no Google

Para um bom resultado em SEO, é preciso estar bem posicionado nos buscadores, como o Google – sua reputação digital está intimamente relacionada a ele. Para entender isso, é muito simples: se o seu negócio receber muitas críticas ou recomendações em redes sociais, notícias etc., ele irá naturalmente obter mais tráfego e, assim, o Google passa a exibi-lo em posições mais altas nas pesquisas. Além disso, ao aparecer na primeira página, mais gente conhecerá sua marca. Ótimo, certo?

Para empresas prestadoras de serviços, como cabeleireiros e restaurantes, o Google Meu Negócios avalia a pontuação de cada uma delas, que varia de uma a cinco estrelas. Portanto, o mecanismo entende quais são as melhores instituições para atender às necessidades dos internautas e, por isso, os coloca no topo da pesquisa.

  • Influenciar as decisões de compra dos clientes

Para empresas de vendas on-line, uma grande vantagem de ter uma boa reputação digital é que ela afeta diretamente nas decisões de compra dos clientes. Para entender por que, basta fazer uma pergunta simples: ao comprar um produto on-line, você procura por recomendações de amigos ou, ainda, verifica as avaliações do site na seção de comentários?

Se a resposta a uma dessas opções for sim, então a evidência do impacto da reputação digital na decisão de compra foi confirmada. Dessa forma, as opiniões positivas do consumidor são um aspecto importante para garantir a segurança e a confiabilidade das pessoas do outro lado da tela.

  • Promover lealdade pública

Especialmente em uma época em que a internet é aberta a todos, podemos encontrar vozes que funcionam como influenciadores positiva ou negativamente, os brandlovers e haters. Por isso, mais uma vez, vemos a importância de ter uma boa reputação digital. Nesse sentido, sabemos que os internautas são mais exigentes e compartilham com seu nicho as marcas recomendadas e as que foram “canceladas”.

  • Ganhar mais autoridade no mercado digital

Com mais vendas, bons serviços, forte influência no Google e um público fiel, a empresa claramente ganha autoridade no mercado e no mundo digital. Dessa forma, maneiras de atrair mais parceiros e expandir o crescimento dos negócios podem ser promovidas.

Como construir sua reputação digital?

Estabelecer uma boa reputação depende de ações planejadas por profissionais dedicados a medir, monitorar e controlar as menções à sua marca ou negócio. Veja algumas das principais ações a seguir:

  1. Invista nos seus canais de comunicação 

Quando se trata de melhorar a reputação on-line, todas as estratégias de marketing digital são bem-vindas: mídia social, e-mail marketing, blogs, participação em eventos e vídeos. Ao investir nesses canais de comunicação – enquanto se alinha às estratégias de inbound marketing -, você pode atingir o seu público-alvo.

Além disso, crie conteúdo relevante, expanda as técnicas de otimização de mecanismo de pesquisa para mostrar a autoridade do assunto e conquiste a tão esperada página inicial do Google.

  1. Aposte na humanização da marca

Organizações que se concentram em exibir apenas robôs e imagens desnecessárias criaram uma grande lacuna entre os seus consumidores. Para se livrar desse obstáculo, é necessário interagir com os clientes, propor soluções eficazes e estabelecer relacionamento próximo. Por exemplo, as redes sociais são boas plataformas. O diálogo aberto e verdadeiro com o seu público é sempre o mais indicado.

  1. Monitorar para proteger a sua marca

Para garantir o sucesso de sua estratégia de reputação digital, é inevitável prestar muita atenção às interações do público e aos possíveis ataques. Esse trabalho é feito cadastrando e verificando todo o conteúdo postado em redes sociais, sites, blogs e fóruns relacionados ao seu negócio. É também fundamental verificar os resultados das principais palavras-chave utilizadas pelo seu público e concorrência.

Essas operações fazem parte da chamada gestão de reputação on-line ou gestão de reputação digital, e os resultados são utilizados principalmente para orientar a produção de conteúdo da empresa e campanhas publicitárias.

Como a Codecs pode melhorar a reputação da sua marca?

Através de um algoritmo proprietário baseado em quatro pilares, o Codecs Score entrega um score e, em seguida, apresenta um diagnóstico de como estão enxergando sua marca na internet. Uma análise minuciosa é feita para entender a fundo como anda a reputação do seu negócio. A partir daí, é realizado um plano de ação para ajudar sua marca a melhorar o seu score e, consequentemente, sua performance.​

Mas, afinal, por que somos líderes em reputação de marca?

Hoje a Codecs é líder em reputação digital no mercado nacional, porque atuamos com grandes marcas em diversos segmentos. Entre em contato para conhecer todas as nossas soluções para a sua marca, clicando aqui.