Codecs | Reputação de Marca Digital & Performance

01/06/23 18:52:55
Como gerenciar a sua marca nos canais digitais?

Para o mundo dos negócios, a internet tornou tudo mais prático. Hoje, as empresas podem se conectar com os clientes de forma mais direta do que há alguns anos. Desse modo, a importância do monitoramento da marca aumenta a cada dia. E nisso englobamos tudo que nossa empresa oferece: produtos, serviços, promoções, eventos etc. Esse monitoramento se aplica a todos os formatos de conteúdo – de vídeos a comentários, postagens, histórias, textos de blogs e muito mais.

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Além de permitir uma conexão mais direta entre marcas e consumidores, os canais virtuais também podem servir como um valioso banco de dados: como os prospects são avaliados, seus sentimentos, necessidades e sugestões. Essas informações são fundamentais para criar uma boa estratégia de produto, serviço e comunicação.

Muitas empresas acabam se perdendo nos diversos canais que criam – redes sociais, blogs, sites, listas de e-mail, entre outros -, principalmente em uma pequena empresa. É preciso gerenciar muito bem tudo o que você planeja. 

Por isso, você precisa definir exatamente quais canais são mais estratégicos para o seu negócio e os objetivos de cada um.
 

O que eu devo levar em consideração?
  • Atendimento – Hoje, não basta apenas fornecer produtos com alto desempenho de custo. Você precisa proporcionar uma boa jornada de compra, incluindo atendimento ao cliente antes, durante e após a venda.
  • Comunidade– Outro foco do monitoramento da marca é o gerenciamento da comunidade. Criar perfis em diferentes redes sociais e postar ocasionalmente é interessante, mas é preciso ir além. É necessário que as marcas sejam relevantes para as pessoas, se envolvam com o público e mantenham um diálogo positivo para se conectar e identificar suas expectativas.
  • Interação – Um bom monitoramento precisa responder aos comentários dos clientes por vários motivos: fortalecer o relacionamento com o público, mostrar que a marca está atenta às críticas e às sugestões, e poder ajudar os clientes com problemas no pós-venda. Isto porque muitas oportunidades de negócios acontecem neste momento, além de tendências para novos produtos/serviços poderem ser identificadas com antecedência.
  • Previsão de crise – O monitoramento da marca é baseado na mediação de crises. Se sua marca está fortemente associada a menções negativas, você precisa desenvolver uma boa estratégia de comunicação para responder aos clientes, tirar dúvidas e resolver problemas. Além disso, é importante entender como seu posicionamento é percebido. A gestão de crise envolve gerar e analisar essas informações para evitar a recorrência desses problemas e melhorar os métodos utilizados.

Não há como negar a importância dos canais digitais para qualquer tipo de negócio. No entanto, se a sua empresa já tem presença digital, é preciso ter mais consciência de que se posicionar bem na internet para produzir resultados efetivos é uma tarefa constante. Como qualquer estratégia de marketing, gerenciar a sua presença digital demanda dedicação, investimento e objetivo bem definido. Mas, com isso em vista e uma equipe preparada, os resultados são certos.


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