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Como filtrar as informações relevantes quando notícias falsas são 70% mais compartilhadas do que as notícias verdadeiras?
Você pode achar que as fake news são fenômenos do nosso século. Mas isso não é verdade. Em 1835, visando aumentar suas vendas, o jornal The New York Sun publicou notícias falsas usando o nome de um astrônomo real e um colega inventado sobre a descoberta de vida na lua. No mês seguinte, os responsáveis pela publicação admitiram que os artigos eram apenas boatos.
No entanto, com o avanço das redes sociais, sua velocidade da sua circulação ganhou muito mais poder e relevância.
O poder destrutivo da fake news
Embora as fake news também tenham um viés político, essa não é uma exclusividade desse tipo de notícias. As marcas também precisam pensar em como combatê-las, por conta de seu poder de macular a sua reputação corporativa.
Segundo o estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), as notícias falsas são 70% mais compartilhadas do que as notícias verdadeiras.
Já o relatório da Latin American Communication Monitor, aponta que 40% das organizações latino-americanas já foram afetadas por notícias falsas pelo menos uma vez na sua história.
O que as empresas podem fazer contra as fake news?
Notícias falsas têm o poder de prejudicar a reputação de uma empresa. Por isso, elas são amplamente debatidas entre os gestores de relações públicas. De acordo com o estudo citado acima, o tema está no radar de 65,2% desses profissionais, porém, o combate às notícias falsas não são introduzidos na rotina diária dos profissionais de comunicação das empresas.
Prova disso, é que apenas 36% deles consideram o tema relevante para o dia a dia e apenas 12,3% identificam esse problema como um dos mais importantes.
Em contrapartida, os departamentos de comunicação do Brasil estão à frente no que se refere à conscientização sobre o tema, sendo o país latino-americano que mais se dedica e trabalha nessa questão.
Principais indicadores de fake news para prestar atenção:
Aqui vão algumas dicas para combater fake news empresariais:
Investir em soluções que promovem monitoramento automático e em tempo real das mídias digitais é essencial. Além disso, sua empresa alcança maior visibilidade para seus produtos e serviços nas mídias digitais.
Invista em mídia training e outras ações que façam os porta-vozes conhecerem o impacto negativo que uma declaração equivocada pode ocasionar e, mais do que isso, sejam colaboradores para boas notícias.
Nunca deixe de responder ou de interagir com os usuários. Lembre-se que de que as pessoas buscam relações mais humanizadas e querem atenção.
Além de estabelecer uma ponte entre a sua marca e o seu público, o digital influencer pode estabelecer vínculos de confiança, o que ajuda na propagação do posicionamento verdadeiro da sua empresa.
Quer dar o próximo passo para combater fake news sobre a sua marca e monitorar tudo os usuários falam no ambiente digital?
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