Codecs | Reputação de Marca Digital & Performance

24/08/23 11:18:06
Qual é o impacto da geração Z na reputação das marcas?


Tecnologia, comunicação e consumo estão cada vez mais entrelaçados e é justamente nesse contexto que a Geração Z emerge como uma força significativa. Composta pelos nascidos entre 1990 e 2010, essa geração é conhecida por um grupo de pessoas “nativas digitais” e trouxe consigo uma mentalidade e comportamento únicos, moldados pela era da internet e da hiperconectividade. 

Se antes os consumidores mais jovens se identificavam com uma marca apenas porque ela era diferente ou descolada, hoje eles já buscam atributos muito mais sólidos, consistentes e conscientes para se relacionar ou consumir um determinado produto. 

Descubra com a Codecs como esses jovens consumidores redefinem a dinâmica das marcas, influenciando diretamente sua reputação e abrindo novas oportunidades para o sucesso dos seus negócios. 

Como essa geralçao se comporta na internet? 

A Geração Z é caracterizada por sua intensa conectividade digital. Segundo o relatório especial “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada” da Kantar IBOPE Media, 98% deles acessam a internet, passando em média 6 horas e 45 minutos online diariamente. Esses jovens nativos digitais têm preferência por dispositivos móveis, com 98% deles utilizando smartphones para acesso à internet. 

As redes sociais também desempenham um papel vital em suas vidas. A Geração Z prefere interações rápidas, como os Stories, e dão destaque para plataformas como Instagram, TikTok e Twitter. 

Além disso, 60% dessa geração segue marcas nas redes sociais, muito acima da média geral de 36%. As redes sociais também se tornaram o principal método de pesquisa de compras, com 97% usando-as para buscar opções de consumo. Por isso, cuidar da sua reputação online se tornou ainda mais importante. 

Essa missão fica ainda mais evidente quando olhamos para outra pesquisa, intitulada “Geração Z. Pelas Lentes Latinas”, da CONSUMOTECA. Esse estudo foi feito em alguns países da América Latina e mostrou que 50% desses jovens já boicotaram ou deixaram de consumir uma marca devido a escândalos nos quais ela esteve envolvida.  

Marcas engajadas só tem a ganhar 

Além de sua influência no consumo, a Geração Z é altamente engajada em causas sociais e políticas, sendo esses jovens mais propensos a comprar e apoiar marcas alinhadas com seus valores. A Geração Z é vista como agentes de mudança, comprometidos em fazer a diferença e buscar inovações sustentáveis e inclusivas. 

Em um cenário onde a Geração Z exerce seu poder de influência de maneira impactante, as marcas se veem diante de uma nova e empolgante era de possibilidades. Ao adotar estratégias que abracem os valores e expectativas dessa geração consciente, as empresas têm a chance de não apenas construir uma imagem positiva, mas também promover mudanças reais e significativas na sua comunidade. 

É mais importante do que nunca que as marcas se comprometam com autenticidade, responsabilidade e engajamento. A capacidade de se adaptar e se alinhar com as características distintas da Geração Z definirá não apenas a sua reputação, mas também o sucesso a longo prazo das marcas no ambiente altamente dinâmico do século XXI. 

Acompanhando os passos da geração Z com o Codecs Score 

Com a tecnologia exclusiva Codecs Score, é possível medir a reputação da sua marca no ambiente digital. Esse sistema avalia a percepção, presença e performance da marca e gera insights valiosos para aprimorar seu relacionamento com a Geração Z. 

É um verdadeiro raio-X de como os clientes estão enxergando, vivenciando e opinando sobre você. Junto com a nossa equipe, traçamos as melhores estratégias para você melhorar a sua reputação e, é claro, aumentar as suas vendas. Fale com a gente