INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

E o FUTURO

dos NEGóCIOS

Ultimamente, muito tem se falado sobre inteligência artificial (IA),
mas o que muitos não sabem é que esse não é um tema recente.
A concepção de algo artificial que simula a inteligência humana, ou
algo próximo a isso, tem sido motivo de discussão há muito tempo,
desde a década de 1920.

A definição de inteligência artificial mudou muito ao longo dos
anos, mas quase sempre refere-se à tentativa de simular da
capacidade humana de pensar
, tornando sistemas computacionais
aptos a "aprender", "raciocinar", "interpretar" e tomar decisões de
maneira semelhante aos seres humanos.

Por muito tempo, entendeu-se a inteligência artificial apenas
como sistemas que conseguiam resolver problemas ou eram
capazes de realizar tarefas bem específicas, como disputar jogos
de xadrez com humanos.

No entanto, os avanços tecnológicos moldaram seu
desenvolvimento e, hoje, as soluções em IA fazem parte de uma
abodagem data-driven, isto é, uma cultura baseada em coleta,
processamento, análise e interpretação de dados.


Esse esforço vai no sentido de otimizar processos, aumentar a
competitividade e trazer melhores resultados para empresas e
indústrias.


Desde então a IA tem se popularizado e desenvolvido ainda mais
até chegar à atualidade, que vem se tornando realidade no mundo
tecnológico.

O BRASil é o País que mais usa Inteligência
Artificial (IA) na América Latina:

•  No territótio nacional 63% das Empresas
utilizam aplicações baseadas nessa tecnologia.

•   90% das companhias brasileiras investem
  em dados e ferramentas de analytics com o objetivo
  de identificar tendências e padrões de consumo.

•  o percentual, novamente, é superior à média
da américa latina, de 60%.

•  o Brasil (84%.) também lidera a utilização de dados,
analytics e ia no que diz respeito à confiabilidade
e à segurança das atividades empresariais
, contra
uma taxa média de 73%. na américa latina.

Fonte: Estudo "Avanços na Cultura Organizacional Baseada em Dados, Analytics e IA", do SAS, feito pelo IDC - 2022

Mas não pense que são robôs que vão substituir o trabalho 
humano. A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É CAPAZ DE GERAR NOVOS
POSTOS DE TRABALHO E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES.


Há diversos exemplos de inteligências artificiais em nosso dia a
dia. Os mais comuns incluem assistentes de voz, como Alexa e
Siri, algoritmos de redes socias, ferramentas de reconhecimento
facial, como Face ID, entre outros.

Também existem diferentes conceitos e tecnologias que fazem
parte do abrangente conceito de inteligência artificial e que podem
ser aplicados aos negócios
, sejam subcampos ou áreas do
conhecimento complementares. Alguns exemplos são:

É um campo interdisciplinar da computação que se baseia na obtenção e na análise de dados para a geração de insights que ajudem a nortear a tomada de decisão e a criação de estratégias. Entre as possibilidades, está a detecção de padrões. Dessa forma essa metodologia é capaz de revelar tendências e melhorar a capacidade preditiva das empresas, conferindo a elas mais competitividade.
Um dos alicerces da inteligência artificial é o Machine Learning (Aprendizado de Máquina). Nela, os sistemas são capazes de aprender e evoluir de forma total ou parcialmente autônoma. Inclusive, podemos afirmar que, sem o Machine Learning, a inteligência artificial não seria como conhecemos hoje. O grande diferencial é sua capacidade de se adaptar, criando um sistema mais dinâmico e que dependa menos da intervenção humana.
O Deep Learning é outra importante base para a IA como conhecemos hoje. Esse conceito pode ser entendido como um aprofundamento do Machine Learning, tornando-o ainda mais complexo e inteligente. Ele utiliza algoritmos ainda mais sofisticados, a partir do conceito de redes neurais artificiais altamente complexas, inspiradas nas ligações neurais que ocorrem no cérebro humano, sendo capaz de aprender padrões complexos e interpretar grandes volumes de dados, gerando resultados mais acertados e com mais detalhamento.

Atualmente, as

Aplicações de ia
Mais utilizadas

Na américa latina são:

48%
VÍdeo em computador
47%
Automação de processos de tomada de decisão
44%
Gráficos de conhecimento
44%
Reconhecimento de texto
43%
Detecção de anomalia
42%
Internet das coisas IOT
41%
Reconhecimento de áudio e voz
48%
VÍdeo em computador
47%
Automação de processos de tomada de decisão
44%
Gráficos de conhecimento
44%
Reconhecimento de texto
43%
Detecção de anomalia
42%
Internet das coisas IOT
41%
Reconhecimento de áudio e voz

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

NOS NEGÓCIOS

NOS

NEGÓCIOS

A inteligência artificial aplicada aos negócios tem sido assunto em diversas organizações, mas nem sempre se compreende como ela funciona nem qual seu potencial.
A inteligência artificial aplicada aos negócios tem sido assunto em diversas organizações, mas nem sempre se compreende como ela funciona nem qual seu potencial.

Ela pode ser utilizada para desenvolver diversos tipos de sistemas capazes de auxiliar nos mais variados processos.

Ela pode ser utilizada para desenvolver diversos tipos de sistemas capazes de auxiliar nos mais variados processos.

Aliada aos avanços da tecnologia, ela vem sendo
utilizada para melhor aproveitamento de dados, otimizar processos, gerar mais valor, aumentar a competitividade e conquistar melhores resultados.

Aliada aos avanços da tecnologia, ela vem sendo utilizada para melhor aproveitamento de dados, otimizar processos, gerar mais valor, aumentar a competitividade e conquistar melhores resultados.

Outros aspectos são as ramificações da inteligência artificial, como Deep Learning, Machine Learning e visão computacional, que podem ser utilizadas para desenvolver sistemas personalizados atendendo às necessidades de cada cliente, seja para os setores financeiro, contábil, de marketing, produção ou outros.

Outros aspectos são as ramificações da inteligência artificial, como Deep Learning, Machine Learning e visão computacional, que podem ser utilizadas para desenvolver sistemas personalizados atendendo às necessidades de cada cliente, seja para os setores financeiro, contábil, de marketing, produção ou outros.

Um estudo da IBM de 2022 destacou
quais setores as empresas mais
incorporam à tecnologia:

44%

utilizam para a detecção de segurança/ameaças.

44%

para conversação.

30%

para marketing e vendas.

30%

das operações para automatizar os principais processos e manter o desempenho dos aplicativos, enquanto tornam a alocação de recursos mais eficientes.

Sabemos que no mundo corporativo, as empresas
recebem dados e informações a todo momento.

Sabemos que no mundo
corporativo, as empresas
recebem dados e informações
a todo momento.

Saber extrair e analisar o que tem
de mais valioso neles é um diferencial.

Saber extrair e analisar
o que tem de mais valioso
neles é um diferencial.

Nós podemos ajudar

Nessa construção!

Desenvolvemos nossa inteligência
proprietária, a CODECS SCORE.

Uma ferramenta que analisa milhares de dados para entender como está a percepção do consumidor em relação a sua marca. A partir disso, aponta o score da reputação e entrega diagnósticos com insights, comparativo com concorrentes e um roadmap de atuação.

Uma ferramenta que analisa milhares
de dados para entender como está a percepção
do consumidor em relação a sua marca.
A partir disso, aponta o score da reputação
e entrega diagnósticos com insights,
comparativo com concorrentes e
um roadmap de atuação.

E você acompanha ALWAYS ON em toda essa jornada com MONITORAMENTO CONTÍNUO

E você acompanha ALWAYS ON em toda essa jornada com MONITORAMENTO CONTÍNUO

O grande diferencial é entregarmos
UMA MÉTRICA INDICADORA de reputação
somada a um ROADMAP ESTRATÉGICO.

Quer saber como anda a saúde da sua marca?

Nós trabalhamos diariamente no modo "DECODING THE FUTURE".
Nosso objetivo é contribuir para que as melhores iniciativas das marcas
que atendemos transbordem para a sociedade, formem opiniões
e consolidem a reputação dos nossos clientes.

Nós trabalhamos diariamente no modo "DECODING THE FUTURE".
Nosso objetivo é contribuir para que as melhores iniciativas das marcas que atendemos transbordem para a sociedade, formem opiniões e consolidem a reputação dos nossos clientes.